Acre e Rondônia em 2021: Evento, Amacro e Pronasolos

Professores, pesquisadores e profissionais e estudantes que atuam na área de Ciências do Solo reuniram-se no dia 15 de setembro para planejar o próximo evento técnico científico a ser promovido pelo Núcleo Regional, com previsão para ser realizado em 2021. O próximo evento será realizado pela Universidade Federal de Rondônia, o Instituto Federal de Rondônia e pelo Embrapa Rondônia. 

Historicamente, o Núcleo Noroeste já realizou um evento em 2012, em Humaitá/AM, e em 2014, em Porto Velho/RO, quando o Núcleo englobava também os estados do Amazonas e Roraima e era denominado de Núcleo Regional Amazônia Ocidental.

 Em 2016, promoveu em Rolim de Moura/RO a I Reunião  de Ciência do Solo do Núcleo Noroeste. Em 2010 promoveu a IX Reunião Brasileira de Classificação de Solo (RCC), no Acre, e em 2017 a XII Reunião Brasileira de Classificação de Solo, em Rondônia. Em 2018 também promoveu a excursão aos solos "Pre Tour of the 21st World Congress of Soil Science: Soils Field Trip in the Western Amazon Region", realizando a segunda viagem da RCC-Rondônia


Segunda viagem da RCC-Rondônia com participantes do 21st World Congress of Soil Science.

Na reunião foi esclarecido sobre o cancelamento da Fertbio, que estava programada para ocorrer em outubro de 2020, porém foi cancelada devido a pandemia Covid-19.

 Os participantes aprovaram a a realização da II Reunião Regional para 2021, a qual deverá mesclar ocorrer o formato on-line com atividades presenciais, possivelmente, junto a feira Rondônia Rural Show.

 Outros aspectos abordados foram o projeto “Universidade PronaSolos”, que reunirá várias universidades nacionais que se dedicará ao treinamento e qualificação de profissionais em ciências do solo, que em Rondônia está sendo liderado pela professora Elaine Honoré, da UNIR, e no Acre, pelo professor Edson Araújo, da UFAC.

 Neste mesmo sentido, foi apresentada e discutida a iniciativa da Secretaria de Agricultura do Estado de Rondônia, por intermédio do Secretário Evandro Padovani, de criar o Comitê Gestor Estadual para a implementação do Programa da Zona Especial de Desenvolvimento Econômico e Conservação da Natureza entre os Estados do Acre, Amazonas e Rondônia (Iniciativa AMACRO) e do Sistema de Inteligência Territorial Estratégico para Desenvolvimento Agrícola de Rondônia.

O pesquisador Henrique Nery apontou a importância de se desenvolver projetos com maior articulação entre as instituições regionais e da importância dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos durante os últimos meses.

Na reunião abordou-se a vinculação do papel do Núcleo Regional Noroeste junto a iniciativa AMACRO, como também sua ligação com a primeira fase do projeto PronaSolos, que deverá envolver Rondônia, sul do Amazonas e Acre.

O PronaSolos irá reunir atividades de investigação, documentação, inventário e interpretação de dados de solos brasileiros para gestão desse recurso e sua conservação, gerando dados e informações de solos, com diferentes graus de detalhamento para criação de sistema nacional de informação sobre solos brasileiros, o que é estratégico para essa região da Amazônia, que apresenta o maior grau de desenvolvimento de atividades rurais de toda Amazônia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concurso para professor efetivo em Ciência do Solo - UFAC, Rio Branco, Acre

Rondônia sediará a FERTBIO 2020!

Saiba um pouco sobre a Fertbio 2020