segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Saiba um pouco sobre a Fertbio 2020

O Núcleo Regional Noroeste promoverá no período de 10 a 16 de outubro de 2020, o segundo mais importante evento bianual da SBCS, programado para ocorrer em Porto Velho, Rondônia.
Este evento, denominado de FertBio, é um congresso científico promovido a cada dois anos pela SBCS, sempre em anos pares, para congregar pesquisadores das áreas de Fertilidade e Biologia do Solo. O evento integra as seguintes reuniões científicas:


1. Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, em sua 33ª. edição.

2. Reunião Brasileira sobre Micorrizas, em sua 17ª. edição.

3. Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo, em sua 15ª. edição.

4. Reunião Brasileira de Biologia do Solo, em sua 15ª. edição.

Logo oficial do evento (arte SECOM/Governo do Acre)


A patrocinadora do evento, a SBCS, completará em outubro de 2020, exatos 73 anos de sua fundação.  Por todo este período, tem atuado como uma das principais entidades cientificas brasileira, destinada a integrar aqueles que se interessam pelo uso, conservação e tecnologias relacionadas aos solos brasileiros, sob o escopo de ser a principal entidade a tratar da Ciência do Solo no Brasil.

Palácio Rio Madeira (foto de Admilson Knightz)

A SBCS tem como finalidades principais promover e incrementar a aproximação e o intercâmbio intelectual dos que atuam na pesquisa e no ensino ou em atividades técnicas, além de difundir o conhecimento dos métodos científicos e de técnicas racionais de exploração de uso do solo. A SBCS é regida por um estatuto e um regimento que descrevem, em detalhes, as suas funções, rotinas e organização (www.sbcs.org.br). Em 2016, a FERTBIO foi realizada entre os dias 16 a 20 de outubro, em Goiânia-GO e foi organizada pelo Núcleo Regional Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás) em parceria com a Universidade Federal de Goiás. Contou com aproximadamente 1.300 inscritos (https://www.eventosolos.org.br/fertbio2016/home/).  A FertBio 2016 contou com 81 palestras, 21 mesas redondas 8 sessões de pôsteres durante os cinco dias de trabalho do evento, além de seis palestrantes de renome internacional e eventos paralelos dentro do próprio Congresso. Em 2018, a reunião não foi realizada devido ao Congresso Mundial de Solos ter ocorrido no Brasil, no Rio de Janeiro ( https://www.21wcss.org/).

A FertBio 2014 foi promovida pelo Núcleo Regional Leste e ocorreu em Araxá, Minas Gerais. Em 2012 a FertBio foi realizada em Maceió - SE, e foi organizada pelo Núcleo Regional Nordeste. Em 2010 foi realizada em Guarapari, ES, e em 2008 em Londrina, PR.


Palácio das Artes de Rondônia (foto de Daiane Mendonça)


A Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, a mais antiga dos eventos que compõe atualmente a FertBio, ocorreu pela primeira vez Norte, no período de 21 a 26 de julho de 1996, em Manaus - Amazonas, em sua 22ª. edição.

Para o evento em Porto Velho - Rondônia, serão disponibilizadas 900 inscrições.

No dia 10 de outubro de 2020 estão programados a recepção dos convidados, o evento de abertura, duas conferências e o show artístico, todos a serem realizados no Palácio das Artes, em Porto Velho.
Nos dias 11 a 14 de outubro, ocorrerão simultaneamente cada uma das quatro reuniões científicas, a serem distribuídas por auditórios do Centro Político Administrativo de Rondônia, com eventos nos auditórios no Palácio das Artes (dois auditórios), Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Palácio Marechal Rondon), Ministério Público Estadual e no Palácio Rio Madeira, sede do governo de Rondônia.

Nos dias 15 a 16 estão programadas viagens técnicas e excursões para diversas localidades do Estado de Rondônia, incluindo excursões técnicas como também passeios turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário